ENDEREÇO:

Rua Victor Meireles, 288 - Ronda

Ponta Grossa - PR - Cep:84051-300

INFORMAÇÃO:

Ouvidoria: 0800 420-420

Telefone: (42) 3220-6000

Fax: (42) 3220-6055

Uma História de Sucesso

78/95

1978 - O Início: em março de 78, dois jovens decidem fundar o Mercado de Móveis Ponta Grossa, próximo a rodoviária da cidade, onde até hoje funciona a loja Matriz. Uma loja simples, mas que oferecia o que o consumidor buscava. Nos primeiros 15 dias de funcionamento já tinha vendido todo seu estoque sendo necessário vender um bem pessoal, a Brasília laranja, para comprar um pequeno caminhão para auxiliar nas entregas.

 

1982/85 - A expansão e primeiro depósito: nessa época, inicia-se a expansão da rede, abrindo a primeira filial na cidade de Ivaí. O foco era nas cidades do interior do Paraná. Nesse tempo, para organizar o estoque e a distribuição das mercadorias para as filiais, que já eram cinco, foi construído o primeiro depósito no bairro da Ronda, na cidade de Ponta Grossa.

 

1993/95 - A divisão e o Plano Real: os sócios decidem pela separação societária e Jeroslau Pauliki continua a frente do MM. Com o Plano Real, a economia aqueceu e as vendas deram um salto. Ao final desse período já eram nove filiais. Nesse ano foi adquirido o 1º conjunto de carreta+cavalo, para ajudar na logística.

96/2000

1996 - ERP Siam: para dar suporte à projeção de crescimento e aprimorar os controles o MM implantou seu software de gestão.

 

1997 - Inauguração CDAM e ampliação de mix: com 17 lojas, a rede viu a necessidade de uma sede administrativa e de logística que atendesse a nova demanda, foi construído então um depósito maior para esse fim. Nesse ano, a rede se destacou como uma das primeiras a vender aparelhos celulares.

 

1998/99 - Planejamento Estratégico: neste período uma crise financeira abateu-se sobre o mercado brasileiro e grandes redes ficaram pelo caminho. A empresa também sentiu o impacto da economia, então em 99 acontece o primeiro planejamento estratégico, uma ferramenta que veio para nortear o trabalho da rede.

 

2000 - Projeto Engrenagem: o crescimento nesse período foi acelerado, a rede já contava com 31 lojas. A empresa então lança o Projeto Engrenagem que deu o direcionamento baseado em uma cultura organizacional, onde a missão, visão, valores, diretrizes e metas estavam sendo apresentadas a todos os colaboradores. Nessa fase, foram introduzidas diversas ferramentas de gestão, onde a empresa começa a focar em resultados e não somente em vendas.

2001/2005

2001/03 - Expansão: a região dos Campos Gerais se tornava pequena para a empresa que buscava novos mercados, aconteceu então à entrada na Região Metropolitana de Curitiba, Região Centro-Oeste do Paraná e no Estado de São Paulo.

 

2004 - MM Shop e Mascote Xicória: ocorreu a abertura da 1º loja da rede em shopping, com uma nova ferramenta de venda: o catálogo virtual. Esse período foi marcado pela maior evolução organizacional da empresa, em que foram criados novos departamentos. A empresa começa a sentir um crescimento sustentável e a despontar no cenário paranaense. Nesse mesmo ano, a Lojas MM apresenta sua mascote, a cachorrinha Xicória, que logo conquistou os consumidores e caiu no gosto das crianças. Ao final desse período já eram 51 lojas.

 

2005 - Super MM e Lojasmm.com: o Grupo MM revoluciona e implanta um novo conceito de loja, a Super MM, em Ponta Grossa. Com mais de 3 mil m² e totalmente departamentalizada, oferecendo aos consumidores um mix completo de produtos. Paralelamente é criado o site de vendas, proporcionando maior comodidade aos clientes e fortalecendo a marca nacionalmente.

 

 

2006/2010

2007 - Cliente Diamante: criado para valorizar e fidelizar os clientes ativos, os quais passam a ter limite pré-aprovado de compras e também taxas reduzidas.

 

2008 - Chegada em Santa Catarina: decidiu-se avançar fronteiras para além do Paraná, abrindo as primeiras filiais no Estado de Santa Catarina. Nesse mesmo ano, inaugura-se o Centro de Desenvolvimento de Pessoas, com auditório para 500 pessoas, dormitórios e refeitório para servir 250 pessoas simultaneamente.

 

2009 - Instituto Mundo Melhor e Ampliação do Depósito: colocando em prática a Responsabilidade Social, o Grupo MM criou o Instituto Mundo Melhor. Uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com projetos em rede empresarial e conta com vários parceiros associados. No mesmo ano, para suportar a expansão, o Grupo ampliou o Depósito Central de Distribuição, passando a oferecer 100 mil m³ de armazenagem paletizada.

 

2010 - Governança Corporativa e criação UniMM: o Grupo MM coloca em prática a governança corporativa, instituindo também o Conselho de Administração e o Acordo de Acionistas. Ao final desse período já estavam com 138 lojas. Em 2010, cria-se a UniMM – Universidade do Varejo – e coloca em prática o conceito de tornar permanente o processo de aprendizado.

2011/2017

2011 - Novo ERP, Melhores Empresas para se Trabalhar e Geração Z: foi implantado o novo software de ERP Sabium, onde iniciou-se uma reengenharia de processos e pessoas, integrando as áreas de front e back office. Tornando a empresa 100% online em suas operações. Aconteceu a estreia no Guia Você S/A entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e também no Paraná. Início do Geração Z, um importante trabalho com jovens de até 21 anos que participam de diversas atividades que objetivam desenvolver o conhecimento sobre a empresa, empreendedorismo e a prática de ações solidárias na comunidade.

 

2013/14 - Chegada em Mato Grosso do Sul: o grupo amplia sua expansão para um novo Estado, inaugurando oito lojas.

 

2015 - Troca de Gestão: a empresa passa por uma reestruturação, onde assume a Superintendência a acionista Juliana Pauliki Michalowski, enquanto Marcio Pauliki assume a Vice-presidência e Emílio Glinski a Diretoria Executiva. Nesse mesmo ano, o Grupo começa um trabalho forte de readequação de custos e otimização de processos, focando na qualidade e rentabilidade, se preparando para a crise que se anunciava.

 

2016 - Novos Canais de Venda e simplificação: iniciase a operação Atacado, mudamos o foco do e-commerce para o marketplace e simplificamos todo o processo de vendas e recebimento em filiais, centralizamos e automatizamos o crédito, com isso melhoramos a experiência de compra do cliente. Reduzimos algumas lojas e substituímos outras.

 

2017 - Superação e MM Labs: foi o ano onde mudamos o modelo de remuneração, em que todos agora passam a olhar para o resultado, buscando sempre a superação. Nasceu ainda o MM Labs – um laboratório de tecnologia focado na solução de problemas e otimização de processos, que traz a inovação que o varejo necessita. A Lojas MM terminou o ano com 190 lojas.

2018/2022

A visão da Lojas MM é ser uma das melhores Redes de Varejo no Brasil com uma Gestão profissionalizada, orientada ao resultado, com foco no cliente e no desenvolvimento de pessoas. No ano de 2018, a empresa completa 40 anos, mas o ritmo de trabalho da rede é o de uma startup, em questão de velocidade, inovação e foco no relacionamento com o cliente.

 

Nos próximos anos, o foco será fazer a virada digital da empresa, investido em tecnologia nas lojas, tanto para os processos que envolvem a venda quanto para os meios de pagamento. Estamos entrando no mundo Omnichanel, onde o cliente poderá adquirir seus produtos tanto nas lojas físicas como na virtual. Além de ter na palma das mãos - em seu smartphone, uma gama de comodidades e serviços que possibilita atendê-lo a qualquer hora do dia com agilidade e qualidade.

 

A Lojas MM visa investir mais e fortemente em treinamentos e capacitação de colaboradores, tanto na área de vendas, como administrativa quanto para seus líderes. Além disso, está trabalhando com projetos e com equipes multifuncionais, onde não existem mais paredes ou setores, mas sim uma única empresa.

 

Com relação à expansão, a empresa está atenta a todas as oportunidades que o mercado oferecer, mas os focos principais serão o aumento da produtividade por unidades existentes, concentrando no aumento do ticket médio de produto, nota fiscal e buscando maior share nas cidades que atua. Enfim, a empresa está completamente ajustada e preparada para os próximos anos, sempre com foco em aumentar as receitas, cuidar das despesas, simplificar os processos e encontrar a melhor experiência para o cliente. Porém, tudo isso, sem nunca se esquecer dos nossos colaboradores que são nossa engrenagem principal.

Grupo MM

Rua Victor Meireles, 288 - Ronda - Ponta Grossa - PR - Cep: 84051-300
Ouvidoria: 0800 420-420 | Telefone: (42) 3220-6000 | Fax: (42) 3220-6055
E-mail: contato@grupomercadomoveis.com.br

Grupo MM


Rua Victor Meireles, 288 - Ronda - Ponta Grossa PR

Cep: 84051-300
Ouvidoria: 0800 420-420

Telefone: (42) 3220-6000 | Fax: (42) 3220-6055
E-mail: contato@grupomercadomoveis.com.br